Não dá pra falar de autismo sem mencionar estes três pontos.
Tatiana Perecin
2024-09-21
Supervisão
Importante!
1. Característica não é sintoma 2. Autismo é espectro; cada autista tem características próprias em intensidades diferentes 3. Autistas se beneficiam de interação social que respeite suas características
Não dá pra falar de autismo sem mencionar estes três pontos.
Autismo não é doença, então tem características - não sintomas! Importantíssimo lembrar disso pra quem trabalha com psicoterapia de autistas. Várias dessas características não são problemáticas, não precisam ser alteradas, e na verdade ajudam os autistas a lidar com suas verdadeiras dificuldades.
A segunda coisa importante de se lembrar: não existem dois autistas iguais. Tem autista que sofre com barulho, mas tem tbm autista que gosta de barulho, sofre com silêncio. Sem análise funcional individual, não dá pra atender autistas.
Em terceiro lugar, interação social é importante para a saúde mental de qualquer ser humano, desde que seja respeitosa dessas particularidades, validante e afetuosa. Esse tem que ser o norte de qualquer psicoterapia, mais ainda com autistas.
Estar inteirado dessas questões é imprescindível para qualquer psicólogo hoje em dia, já que estamos finalmente entendendo que pessoas autistas sempre estiveram entre nossos pacientes. Sem esse entendimento, a psicoterapia não beneficia essas pessoas. Estou na missão de difundir esse conhecimento há alguns anos e não planejo parar! Então, eu te convido: vem comigo!