E por que saber isso é indispensável para atender autistas adultos?
Chamamos de habilidades cognitivas tudo aquilo que sabemos fazer. Saber cozinhar, saber dirigir, saber ensinar algo, saber falar uma língua estrangeira são exemplos de habilidades cognitivas. São como os músicos numa orquestra, um conjunto de capacidades.
Mas imagine o que acontece se os músicos começam a tocar cada um uma música diferente, numa velocidade diferente… Isso não produz música, produz barulho. Para evitar esse problema é que toda orquestra tem um maestro, que determina o que será tocado, em qual velocidade etc.
Nosso cérebro também tem um maestro, o córtex pré-frontal, que organiza nossas habilidades: o que fazer, em que ordem fazer, para produzir resultados no mundo.
As ações desse maestro na gestão dos nossos processos cognitivos são o que chamamos de funções executivas. Entre as mais conhecidas estão: - Controle de impulsos - Atraso de gratificação - Memória operacional - Hierarquização e priorização de estímulos - Switch atencional - Tomada de decisões
Os autistas adultos costumam ter problemas com suas funções executivas, resultado do processo atípico de neurodesenvolvimento. Isso é fonte de sofrimento e de dificuldades de adaptação às demandas da vida adulta, sendo frequentemente o motivo que os traz ao consultório.
A queixa mais frequente que traz autistas adultos ao consultório é aquela relacionada com dificuldades na organização da vida: problemas para dar continuidade em projetos, dificuldades com demandas de trabalho ou autocuidado, frustrações com a vida adulta em geral.
Estas queixas estão relacionadas à disfunção executiva, dificuldade causada pela demora no amadurecimento do “maestro” do cérebro, o lobo pré-frontal. Ele é a última parte do cérebro a sofrer as podas neurais, por volta do início da vida adulta.
Mesmo no atendimento a adultos mais velhos, este amadurecimento pode não ter acontecido, ou pode ter havido atrasos no desenvolvimento das habilidades relacionadas a ele. Estes adultos se beneficiam de estimulação específica que auxilie na aquisição destes repertórios.