Autismo não é doença, e portanto não se cura. Isso também significa que uma pessoa autista continua autista ao longo de toda a sua vida, ainda que desenvolva estratégias para superar suas dificuldades.
Se não é doença precisa de psicoterapia?
A psicoterapia do autismo não é uma psicoterapia de tratamento, como no caso das doenças mentais. Ela é principalmente uma psicoterapia de autoconhecimento, e de aprendizado de estratégias que permitam lidar com os desafios da vida sem se desrespeitar.
Ano novo, vida nova ... assunto novo? Quase isso!
Como muita gente sabe, alguns anos atrás eu abri publicamente o meu diagnóstico de autista, e também comecei a oferecer cursos de capacitação para atendimento a autistas adultos, investindo na formação de uma pequena tropa de psicólogos preparados para oferecer a este público um atendimento de qualidade. Porém ainda não tinha conseguido trazer esse assunto para cá de maneira sistemática, como já fiz com outros temas.
Uma das minhas metas nesse início de ano é resolver esse buraco. Então estejam convidados a me acompanhar nessa jornada: vamos falar de autismo adulto, e do papel do psicólogo no atendimento a esse público.